Já leu sobre Escala de Consciência? Pois bem, a imagem a seguir mostra de maneira intuitiva e visual a ideia das necessidades dos clientes (jurídicos ou não):
Quando a gente trata de questões jurídicas ou legais, a maioria dos clientes acredita que não precisa de auxílio, sendo que muitos deles não sabem que precisam e outros até sabem, mas procrastinam. Nem todos, de fato, necessitam de uma consultoria jurídica de forma plena, inserida diretamente no contexto da sua empresa ou de suas questões particulares. Mas ter algum suporte - em algum momento - vai fazer toda a diferença.
A advocacia mudou bastante nos últimos anos, tanto em nível nacional quanto internacional. Contudo, segue sendo apenas parte de um todo que se resume a resolver problemas. Não no sentido ruim do termo, mas sim de ter o desafio jurídico tão somente como parte de um desafio, como um elemento do negócio em si, ou até das nossas vidas.
Para que a ponta do iceberg seja avistada, basta haver um processo judicial ou a necessidade de determinado contrato, por exemplo. Nesses casos, o contato daquele amigo advogado será acionado prontamente e provavelmente a necessidade terá um desfecho de resolução. O que está abaixo da superfície, porém, demanda uma boa conversa, um bate-papo franco e honesto. São ferramentas geradoras de confiança e de algum senso de autoridade, através das quais aquele que demanda uma solução poderá analisar a efetiva existência de valor no investimento a ser feito.
A análise entre preço e valor é uma equação complexa. São diferentes aspectos. O preço pode ser definido pelo mercado (ou até pela Tabela de Honorários da OAB). Já o valor da entrega, do serviço ou dos elementos visualizados por este que mostra o quanto seu trabalho reflete ao jogo é, por vezes, imensurável. Nem sempre é assim. Especialmente na ponta do iceberg. Atualmente, contratos estão disponíveis on-line e teses de defesa podem ser facilmente acessadas em processos eletrônicos perante todos os Tribunais do País.
O objetivo de trabalhos intelectuais tem - como regra - saber qual é o parafuso a ser apertado. A chave de fenda a gente encontra. Até gratuitamente. Busque sempre seu advogado de confiança. Para demonstrar valor, ele te falará sobre parafusos.
Comments